“Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos”

" Quanto mais pessoas eliminam o consumo de carne, menos animais serão mortos, o impacto ao meio ambiente diminuirá e, quem sabe, a esperança de salvar a raça humana ainda existirá."

 

"Grande parte de quem se torna vegetariano o faz por considerar que animais têm o mesmo direito à vida que os seres humanos – e também o direito de serem protegidos contra o destino cruel que os impõe o sofrimento de passar suas vidas confinados, separados de seus filhos, sem espaço para se movimentar, além de eventuais práticas cruéis de abatimento animal que nós, infelizmente, sabemos que existem.

A maioria desses animais são frangos, porcos e bois – animais com grande" capacidades cognitiva que, assim como os cães e gatos que temos e casa, são seres sencientes (capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade). Por isso a ética é o principal pilar para a escolha vegetariana, por não compactuar com exploração, confinamento e abate.

Inúmeros estudos científicos evidenciam os benefícios à saúde da alimentação sem carne, o que leva muitas pessoas a se tornarem adeptas do vegetarianismo por este motivo.

Os estudos populacionais que comparam os grupos vegetarianos e não vegetarianos com estilo de vida semelhante, evidenciam que os vegetarianos têm menor incidência de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão, cardiopatia isquêmica e diversos tipos de câncer.

Como toda troca na rotina alimentar, porém, é muito importante se consultar com um (a) nutricionista se você estiver pensando em abandonar a carne de vez. Além de falar sobre as diversas substituições que existem para a proteína animal, o profissional poderá dar dicas de alimentos e receitas criativas e muito saborosas.

A criação industrial de animais traz grande impacto ambiental negativo, tanto local quanto mundialmente. São diversos os efeitos da pecuária para os recursos naturais e humanos, principalmente no que diz respeito à devastação de florestas, desertificação do solo, poluição, contaminação de mananciais aquíferos, distribuição e ocupação de terras.

A consciência sobre a questão, muitas vezes, se torna um dos grandes motivos pelo qual as pessoas escolhem o vegetarianismo.




(Declaração Universal dos Direitos dos Animais (svb.org.br)

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

3 - Nenhum animal deve ser maltratado.

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.

9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Preâmbulo:

Considerando que todo o animal possui direitos;

Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;

Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;

Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;

Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;

Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

Proclama-se o seguinte

Artigo 1º

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º

1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.

2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais

3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.

Artigo 3º

1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. 2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º

1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.

2.toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º

1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.

2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º

1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.

2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7º

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.

2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º

1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.

2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º

Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º

1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º

1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.

2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º

1.Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.

2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

Fonte: Odeio Rodeio

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casamento não deve ser um fardo...

"Que a gente possa se olhar, como quem nunca se viu, e no perdão recomeçar, para depois reconhecer: minha vida é bem melhor por ter você."