"O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país."  Peter Drucker


É importante entender a diferença entre  Surto, Epidemia, Pandemia e Endemia .




 O Surto é um aumento de caso inesperado de determinada doença em uma região específica.  A dengue pode ser um exemplo de surto

A  Epidemia é uma ocorrência de surtos em várias regiões regiões do país, e existem casos a nível municipal, estadual e em diversas regiões a nivel nacional. Em fevereiro vinte cidades do país haviam decretado epidemia da dengue
A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.
A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. Em 11 de março de 2020 o COVID19 também passou de epidemia para uma pandemia.



Brasil Escola
Organização Mundial de Saúde (OMS)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) foi criada em 1948 com o objetivo principal de garantir que todas as pessoas do planeta tenham acesso ao mais elevado nível de saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) surgiu com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global. Essa agência especializada das Nações Unidas foi fundada em 7 de abril de 1948, quando seus estatutos foram ratificados. Atualmente, mais de 7000 pessoas trabalham em 150 escritórios em diferentes países, em seis escritórios regionais e na sede, em Genebra.
O objetivo da OMS, de acordo com sua constituição, é garantir a todas as pessoas o mais elevado nível de saúde. Vale destacar que essa agência define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, a saúde é muito mais do que a ausência de doenças.

Funções da OMS
Proporcionar saúde a toda a população mundial não é uma tarefa fácil e, por isso, a OMS atua de diferentes maneiras para garantir esse objetivo. Como funções que podem ser atribuídas a OMS, podemos citar:
  • Ajudar os Governos no fortalecimento dos serviços de saúde;
  • Estimular trabalhos para erradicar doenças;
  • Promover a melhoria da nutrição, habitação, saneamento, recreação, condições econômicas e de trabalho da população;
  • Estimular a cooperação entre grupos científicos para que estudos na área de saúde avancem;
  • Fornecer informações a respeito de saúde;
  • Realizar a classificação internacional das doenças.

Conquistas da OMS
A OMS já conseguiu várias conquistas na luta pelo bem-estar da população mundial. Uma dessas conquistas foi a erradicação da varíola graças aos seus esforços contínuos entre os anos de 1967 e 1979. Outra importante conquista foi a diminuição de cerca de 99% dos casos de poliomielite, um projeto conhecido como Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.
Além disso, não podemos nos esquecer do papel da OMS na luta contra a AIDS, haja vista que ela é uma das agências que compõem o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Esse programa busca pesquisar e combater a epidemia dessa grave doença.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Quem é o  Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus 
  Etíope de 55 anos, ele é conhecido como Dr. Tedros, apesar de não ser médico. É formado em biologia, fez mestrado em imunologia de doenças infecciosas da Universidade de Londres e concluiu doutorado em saúde comunitária na Universidade de Nottingham, também no Reino Unido. Tedros nasceu em Asmarra, hoje capital da Eritreia, país que antes da independência, em 1991, era parte da Etiópia.
Tedros Adhanom é o primeiro africano eleito para chefiar a agência de saúde criada em 1948. Na época, em março de 2017, ele teve votos do governo brasileiro e dos países emergentes. Foram 133 apoios para seu mandato de cinco anos. O etíope prometeu mais atenção e recursos para países em desenvolvimento e fez da chamada "cobertura universal de saúde" a sua prioridade. O termo se refere a sistemas que atendam todos os cidadãos do país, como o caso do SUS, no Brasil.
A perda de um irmão mais novo, aos 7 anos de idade, o marcou profundamente. Tedros costuma lembrar suas origens humildes e diz que não pode aceitar que "as pessoas morram porque são pobres". Ele costuma dizer que para metade do planeta, o acesso à saúde ou a tratamentos significam empobrecimento, devido aos custos elevados.
https://www.terra.com.br/noticias/mundo/quem-e-tedros-adhanom-ghebreyesus-o-chefe-da-oms,a263b6077ceea0c3e5f6488c5dafd90eh5d1vpis.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casamento não deve ser um fardo...

"Que a gente possa se olhar, como quem nunca se viu, e no perdão recomeçar, para depois reconhecer: minha vida é bem melhor por ter você."