sexta-feira, 30 de abril de 2010

De bem com a vida...

Li um texto de KeilaA,B.Knobel onde cita um conceito bem interessante do dicionário de medicina e saúde , organizado por Luis Rey.

"saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte extemporânea. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional."
Vai além quando chama-nos a atenção :

"Mesmo dentro da "saúde", existem tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais. O que pode diferenciar a pessoa saudável da doente é a habilidade que se tem (ou não) para lidar com tais tensões. Portanto, a palavra resiliência está muito ligada ao conceito de saúde.

Segundo Grotberg, resiliência é a "capacidade humana universal de enfrentar as adversidades da vida, superá-las, ou até ser transformado positivamente por elas".

Poema do Bem Estar

Bem estar é estar de bem com a vida
É ver o novo a cada dia que amanhece
Gozar de uma saúde plena
Regozijar-se da missão cumprida
Desfrutar do amor que não perece
É caminhar com a alma serena!

(http://www.spacobemestar.com/)



Postar um comentário